Nuvem privada e nuvem pública: Quais são as diferenças?

Nuvem privada e nuvem pública: Quais são as diferenças?

É cada vez maior o número de empresas que utiliza a nuvem para armazenar e gerenciar, de forma mais segura, seus documentos, sistemas e aplicativos.

Mas que tipo de nuvem é a ideal para o seu negócio?
Seria a rede privada ou a pública?

Neste artigo, nós explicamos o que é nuvem privada e pública, suas diferenças e características.

Computação em nuvem nos negócios

A computação em nuvem, ou cloud computing, está presente atualmente em uma ampla gama de serviços que utilizamos, muitas vezes sem nem ao menos notarmos ou refletirmos sobre a importância dessa tecnologia nos negócios.

Nos acostumamos à praticidade de acessar nossos recursos pessoais através do Gmail ou do Onedrive, em qualquer lugar ou dispositivo. E, nas empresas, hoje é possível contar com a mesma praticidade, além de segurança redobrada, não apenas no que se refere ao armazenamento, como também às redes, sistemas, softwares e bancos de dados.

Simplificadamente falando, com a computação em nuvem os arquivos e sistemas de uma empresa não ficam mais guardados ou hospedados em um computador da própria empresa, mas podem ser acessados e utilizados a qualquer momento e em qualquer lugar, com maior performance e segurança, já que estão em servidores profissionais em outros locais.

Vamos aprofundar um pouco mais o conceito de nuvem no ambiente empresarial ao mostrar as características de alguns tipos de nuvem, logo a seguir.

Nuvem pública

Para entender o que é nuvem pública, vamos iniciar citando algumas delas: Microsoft Azure, Google Cloud Platform e Amazon Web Services. Nesse tipo de nuvem, o ambiente é configurado e mantido pelo provedor. A estrutura é desenvolvida para comportar os mais diversos tipos de negócios, portanto, não é personalizável. A empresa paga para utilizar o serviço e os recursos como são disponibilizados.

Nuvem privada

A nuvem privada, em contrapartida, tem a estrutura e até mesmo o hardware configurado especificamente para a empresa que a utiliza, que tem total controle sobre o ambiente de nuvem e os recursos que ele disponibiliza.

Nuvem híbrida

Na nuvem híbrida, parte dos arquivos, especialmente aqueles que necessitam de maiores níveis de segurança, ficam em nuvem privada, enquanto outros recursos são hospedados em nuvem pública.

Diferenças, vantagens e desvantagens dos tipos de nuvem

Antes de determinar que tipo de nuvem é ideal para o seu negócio, vejamos algumas de suas principais características.

VANTAGENS DA NUVEM PÚBLICA

  • Menor custo de manutenção
  • Rápida disponibilização
  • Escalabilidade

DESVANTAGENS DA NUVEM PÚBLICA

  • Menor nível de segurança
  • Menor flexibilidade
  • Controlada por terceiros

VANTAGENS DA NUVEM PRIVADA

  • Maior nível de segurança
  • Controle total dos recursos
  • Maior flexibilidade e personalização

DESVANTAGENS DA NUVEM PRIVADA

  • Custo mais elevado
  • Tempo maior de implementação

VANTAGENS DA NUVEM HÍBRIDA

  • Segurança para dados sensíveis
  • Custo intermediário
  • Benefícios da pública e da privada

DESVANTAGENS DA NUVEM HÍBRIDA

  • Maior complexidade
  • Possível dificuldade com a compatibilidade

Qual é a nuvem ideal para a sua empresa?

Cada um desses tipos de nuvem tem suas características específicas, o que torna essa escolha dependente das características da própria empresa que vai utilizá-la. É necessário avaliar cuidadosamente todos os aspectos, como as especificações técnicas, o custo, a previsão de crescimento e as reais necessidades da empresa com relação ao serviço.

Por isso, conte com a Dotfile para ajudá-lo a diagnosticar e determinar qual é o tipo ideal de nuvem para a sua empresa.

A nossa solução Nextcloud conta com recursos integrados de colaboração online, acesso via aplicativo, criação de formulários, gestão de atividades, edição de documentos, agendas integradas, chat corporativo, autenticação de documentos, criptografia de dados e muito mais, tudo pronto para a LGPD, GDPR, CCRF, HIPAA e CCPA.

Entre em contato pelo botão abaixo e confira!

 
 

Artigos Relacionados

O que é computação em nuvem?

Computação em nuvem, cloud computing ou apenas nuvem são termos bastante utilizados atualmente. E embora isso possa fazer parte do nosso dia a dia, nem sempre sabemos exatamente o que é e a que se destina. Por isso, nesse artigo, nós explicaremos tudo sobre essa tecnologia.

Ver mais...