Para contar com os recursos de que dispomos hoje, em qualquer lugar, incluindo o home office, era necessário ter inúmeros sistemas e softwares instalados em computadores locais, isso sem contar com os servidores e sistemas de backup.
Com a tecnologia em nuvem, ou cloud computing (computação em nuvem), utilizar tais recursos tornou-se muito mais simples, acessível e seguro. E essa inovação tem apenas cerca de 10 anos de existência.
Veremos então, logo a seguir, como a tecnologia em nuvem está contribuindo para o home office.
Pandemia de coronavírus e home office
O trabalho home office já estava na mira, não apenas de trabalhadores autônomos, mas também de grande parte das empresas. Era um movimento contínuo, porém lento, mas o advento da pandemia de coronavírus acelerou essa mudança, pois o home office tornou-se uma questão de sobrevivência no mundo empresarial.
E a tecnologia em nuvem foi o que permitiu essa mudança em grande escala. Em 2020, segundo o IBGE, já tínhamos 8 milhões de brasileiros em regime de home office, com 46% das empresas, segundo a FIA, adotando de alguma forma o trabalho remoto durante a pandemia.
Benefícios da nuvem para o home office
Para ilustrar a contribuição do cloud computing para o desenvolvimento do trabalho remoto, destacamos aqui algumas vantagens de utilizar serviços em nuvem no home office.
Acesso remoto
Com sistemas computacionais funcionando a partir de instalações no próprio local, como era feito no passado, para acessar sistemas e arquivos da empresa era necessário utilizar os computadores da empresa. A tecnologia em nuvem permite o acesso a todos os recursos de onde o funcionário estiver, mesmo quando a empresa está fechada e sem a necessidade de instalações no home office.
Segurança
Ao contratar serviços em nuvem, toda a segurança necessária é providenciada pela empresa contratada. Proteção contra vírus e malwares, incluindo o temido ransomware, além de criptografia, confidencialidade, certificados, autenticações e backups, são alguns dos componentes da tecnologia que garantem total segurança no uso de dados.
Escalabilidade
No cloud computing, os picos de produção não precisam ser gerenciados como antes. Se houvesse a necessidade de um aumento no uso do servidor local, seria necessário modificar primeiro a sua estrutura. Já os recursos em nuvem, são automaticamente gerenciados e não há limites rígidos para a quantidade de acessos simultâneos aos sistemas.
Atualizações e reparos
Softwares instalados localmente precisam de constante atualização e melhorias, bem como de pessoal qualificado. Os sistemas em nuvem, pelo contrário, são atualizados e gerenciados automaticamente pelo provedor de serviços.
Redução de custos
Além dos custos de aquisição e manutenção de equipamentos e sistemas locais, imagine que uma empresa precisasse fornecer hardware, software e manutenção a cada colaborador trabalhando em home office? Como os recursos em nuvem são acessados, configurados e atualizados remotamente, esses custos deixaram de ser uma limitação.
A tecnologia em nuvem no home office permite:
- Criação, edição e compartilhamento entre colaboradores.
- Atendimento e reuniões online a partir de qualquer local.
- Criação e gerenciamento de grupos de trabalho.
- Autenticação de documentos e criação de formulários.
- Acesso independente do sistema operacional do colaborador.
- Segurança de ponta que não depende das configurações locais.
Com a tecnologia em nuvem, os colaboradores podem trabalhar em casa como se estivessem na empresa, sem que, para isso, haja investimento de hardware ou software compatível.
Eles podem acessar todos os arquivos e sistemas da empresa necessários para o seu trabalho, criar, editar e compartilhar tais recursos, que são atualizados automaticamente para todos os usuários. Podem também atender clientes e participar de reuniões com outros membros da empresa de forma remota.
Nem mesmo a segurança de todas essas tarefas vai depender das configurações e do uso de cada colaborador, já que tudo passará por conexões e backups seguros, que funcionam no data center do provedor da solução em nuvem e não de forma local.
Neste nosso artigo, falamos a respeito dos benefícios da tecnologia em nuvem para o home office, mas você provavelmente já deve ter percebido o quanto ela é essencial na própria empresa.
Consulte a Dotfile e veja como a tecnologia em nuvem pode ajudar a implementar o home office e proteger a sua empresa, além de otimizar os processos e economizar recursos.
Entre em contato pelo botão abaixo e confira!