Golpes do boleto falso

Golpes do boleto falso

A internet está cheia de golpes e você precisa estar atento a eles, se não quiser ser mais uma vítima. Um desses golpes é o do boleto falso, que pode trazer enormes prejuízos se não for identificado.

Você pode pensar que boleto é coisa do passado, mas no Brasil existem ainda cerca de 45 milhões de pessoas que não utilizam contas bancárias ou cartões, mas movimentam um montante de 800 bilhões anuais.

Por mais que você seja antenado, pode sempre surgir a necessidade de pagar um boleto, então fique atento às dicas que daremos neste artigo.

Golpes do boleto mais comuns

A seguir, listaremos alguns golpes do boleto falso mais comuns e mais aplicados. Os fraudadores normalmente enviam essas mensagens por e-mail, mas podem enviar também através do whatsapp ou redes sociais. Fique atento!

URGENTE! BOLETO VENCIDO

Nesse tipo de golpe, o título do e-mail é sempre alarmante, tentando fazer com que o usuário se sinta ameaçado com algum tipo de consequência financeira. Isso inclui avisos de boleto vencido, dívida expirada, inclusão no Serasa, sua conta será bloqueada, entre outros.

CRÉDITO DISPONÍVEL

Quem não quer mais crédito nos dias de hoje? É dessa necessidade que os fraudadores se aproveitam, notificando que, ao pagar uma taxa, contratar um serviço ou realizar um depósito antecipado, tudo por boleto, é claro, uma grande soma em crédito estará disponível.

QUITAÇÃO DE DÍVIDAS

Essas são mensagens com uma oferta falsa para a quitação de dívidas, normalmente com um boleto de valor muito abaixo da dívida original anexado.

ERRO NO PAGAMENTO

Você pagou uma conta ou realizou uma compra com pagamento em boleto e, alguns dias depois, recebe uma notificação de que houve um erro no processamento do boleto, havendo a necessidade de realizar novamente o pagamento. Esses boletos vêm, muitas vezes, com os próprios dados da transação que foi efetuada anteriormente.

LOJAS E PRODUTOS FALSOS

Os fraudadores criam endereços online quase idênticos ao de lojas conhecidas e enviam a mensagem com promoções imperdíveis. Porém, ao comprar na loja, mediante o pagamento via boleto, o usuário jamais receberá tal mercadoria.

Como identificar um boleto falso?

Veja como identificar o golpe do boleto falso.

Cheque o domínio

Domínio é o endereço, seja de um site ou email. Ao receber uma mensagem com boleto anexado, cheque o remetente com cuidado. Muitas vezes, os fraudadores podem mascarar o endereço de e-mail, mas ao passar o mouse no mesmo, ele exibe as informações exatas. Assim, um e-mail visível como, por exemplo, [email protected] pode ser na verdade algum outro, como [email protected].

Origem do boleto

Você pode apenas confiar em boleto emitidos pelo site ou aplicativo oficial da instituição, ou aqueles que chegam por canais que você solicitou, como carta ou e-mail. De qualquer forma, cheque sempre a procedência. Nunca confie em boletos enviados por Whatsapp, SMS e redes sociais. Correspondência em casa ou e-mails com boletos, chegam apenas quando você solicita a sua fatura nesses formatos, mas apenas no caso de contas mensais, como por exemplo a da luz, do gás e da TV a cabo, nunca um boleto de compra.

Dados do beneficiário

Todo boleto vem registrado com campos como BENEFICIÁRIO e CPF/CNPJ DO BENEFICIÁRIO. Cheque sempre essas informações, tanto no boleto como na tela de pagamento. Verifique se o nome do beneficiário é o mesmo da loja que você comprou e faça uma pesquisa online pelo seu CNPJ, para se certificar de que todos os dados conferem com exatidão.

Cheque o valor do boleto

No campo VALOR DO DOCUMENTO está o valor a ser pago. Cheque com cautela se o valor é o mesmo do que é realmente devido e consulte também se o valor exibido confere com o valor constante no código de barras, como explicaremos a seguir.

Cheque o código de barras

O valor de todo boleto, incluindo os centavos, faz parte dos números do código de barras. Assim, se o boleto for no valor de mil reais, os últimos dígitos do código serão 100000 (1.000,00). Outra informação a checar é o código do banco (os 3 primeiros números do boleto). Consulte se o código do banco informado está correto. Por exemplo, o 104 é da Caixa Econômica.

Links para boletos

Nunca clique em links que teoricamente se referem a um boleto. Boletos nunca são enviados através de links, eles são anexados diretamente nas páginas. Quando isso acontece, normalmente o link é utilizado para instalação de arquivos maliciosos.

Evite imprimir os boletos

Esta dica pode parecer sem pé nem cabeça, mas você sabia que existe um malware que, presente no seu computador, modificará os dados de seus boletos no ato da impressão, fazendo com que um boleto legítimo seja alterado ao imprimir? Caso precise realizar a impressão, cheque cuidadosamente os dados do boleto impresso.

Lembre-se que o ideal é manter sempre os seus dispositivos seguros, além de verificar essas dicas. Confira o que a Dotfile pode fazer por você e pela sua empresa, para manter seus computadores seguros.

  • ANTIMALWARE EM TEMPO REAL COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.
  • PROTEÇÃO TOTAL CONTRA RANSOMWARE.
  • VARREDURA POR INFECÇÕES OCULTAS.
  • PROTEÇÃO TOTAL CONTRA ERROS HUMANOS.
  • BACKUP DE SISTEMAS INTEIROS, DE ONDE VOCÊ ESTIVER.
  • RECUPERAÇÃO INSTANTÂNEA EM QUALQUER HARDWARE.
  • INTEGRAÇÃO COM SISTEMAS EM NUVEM.
  • INTEGRAÇÃO COM BANCOS DE DADOS.
  • INTEGRAÇÃO COM APLICATIVOS.
  • INTERFACE INTUITIVA PARA ADMINISTRAÇÃO.

Não caia em golpes na internet! Consulte a Dotfile e veja o que nós temos a oferecer para a sua segurança.

Entre em contato pelo botão abaixo e confira!

 

Artigos Relacionados

Golpes do boleto falso

A internet está cheia de golpes e você precisa estar atento a eles, se não quiser ser mais uma vítima. Um desses golpes é o do boleto falso, que pode trazer enormes prejuízos se não for identificado.

Ver mais...