O que é disaster recovery?

O que é disaster recovery?

Disaster Recovery

Neste artigo, veremos o que é disaster recovery, que pode prevenir e mitigar alguns riscos que a sua empresa, com seus equipamentos, sistemas e dados, corre todos os dias.

 

O que é disaster recovery?

Dá-se o nome de Disaster Recovery, ou Recuperação de Desastres, aos procedimentos e políticas de TI que visam a integridade ou a recuperação dos sistemas e da infraestrutura essenciais à sobrevivência de um negócio, frente à ocorrência de desastres naturais ou ações humanas que poderiam interrompê-los ou danificá-los.

Essas ocorrências podem incluir a interrupção do fornecimento de energia, incêndios que possam afetar o funcionamento dos equipamentos, roubos, furtos e falhas de hardware, erro humano e crimes cibernéticos. É toda ocorrência que possa inviabilizar o acesso a sistemas e dados que são vitais ao funcionamento do negócio.

As políticas de disaster recovery servem para evitar algumas dessas ocorrências, mas também garantir que, caso ocorram, o negócio não precise parar. Os computadores de uma empresa podem ser inutilizados e, em poucos minutos, todos os arquivos e sistemas podem ser restaurados integralmente em qualquer outro lugar.

 

 

Por que ter uma solução de disaster recovery?

Toda empresa atualmente conta com recursos tecnológicos para funcionar e, infelizmente, ainda é bastante comum a ideia de que esses recursos estão livres de falhas e danos graves.

Você pode imaginar o prejuízo que a queda de um sistema PDV daria a uma loja em um único dia, ou mesmo horas? Ou o risco que haveria no mau funcionamento das câmeras de segurança de um órgão governamental? Ou ainda, o dano permanente causado a qualquer empresa com a perda de toda a sua base de dados?

Isso sem mencionar os desastres naturais, como tempestades, furacões, enchentes, terremotos, entre outros eventos que estão totalmente fora de nosso controle.

Veja a seguir alguns dos problemas que podem ser evitados ou contornados com uma política de recuperação de desastres.

 

Problemas nos equipamentos

Uma infraestrutura de TI é composta por equipamentos caros, ainda que sejam apenas alguns computadores de baixo custo. Esses equipamentos estão sujeitos a falhas, como por exemplo, a inutilização de um HD por tempo de uso, onde haviam dados sensíveis relacionados ao negócio.

Não é aconselhável também ignorar a possibilidade de roubos, assaltos, furtos e perda de equipamentos. É necessário compreender que, caso isso ocorra, as atividades da empresa não devem cessar.

 

Acidentes diversos

Acidentes podem ocorrer e vão desde a exclusão não intencional de dados, por erro humano, a quedas de energia e incêndios, para citar alguns.

Quedas de energia podem ser causadas por problemas na rede elétrica que, independente da causa, vai afetar o funcionamento das atividades e pode até mesmo danificar componentes da estrutura de TI.

Os incêndios e as enchentes, além de danificarem a rede elétrica, podem também danificar os computadores e demais equipamentos, por isso, deve haver políticas que prevejam tais acidentes e promovam formas de evitar prejuízos em tais casos.

 

Ataques cibernéticos

Este talvez seja o motivo mais comum, atualmente, para a perda de receita nas empresas, pela interrupção de sistemas computacionais. Muitas delas acabam encerrando as suas atividades após serem vítimas de ataques como os de ransomware – quando o criminoso consegue sequestrar todos os arquivos de um sistema em troca de um resgate.

Para tentar entender o alcance de um ataque cibernético dessa natureza, imagine que, de uma hora para a outra, tudo que se relaciona a computadores, seus respectivos softwares e sistemas, além de todo e qualquer tipo de arquivo armazenado, não estejam mais disponíveis.

É necessário haver um plano de recuperação de desastres que deixe a empresa segura nessas eventualidades.

 

 

DRP – Disaster Recovery Plan

plano de recuperação de desastres, ou disaster recovery plan, servirá para direcionar os diversos setores de sua empresa a seguirem rotinas de prevenção e se tornarem aptos a executar as medidas apropriadas na resolução desses problemas.

 

Avaliação da infraestrutura

É necessário, em primeiro lugar, ter a noção exata de todos os ativos a serem monitorados e protegidos, como computadores, servidores, softwares, sistemas e dados.

 

Foco na prevenção

A prevenção é o principal foco do DRP, por isso, deve-se avaliar toda e qualquer possibilidade de prejuízos, tomando medidas para que toda a infraestrutura esteja mais segura.

 

Equipe de gestão de crise

Delegue funções para a ocorrência de um evento de recuperação de desastres. Essa equipe estará mais habilitada a executar as ações necessárias com agilidade e eficiência.

 

Checklist

Crie um documento, que fique visível a todos na empresa, listando ações e atitudes que colaborem na prevenção ou recuperação.

 

Invista em tecnologia

A segurança depende do bom funcionamento dos equipamentos, como também da aquisição de licenças e a contratação de serviços e empresas especializadas. Utilizar soluções em nuvem, manter o hardware em bom estado e contar com profissionais especializados, são algumas das ações fundamentais.

 

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