O que é spam e como evitá-los?

O que é spam e como evitá-los?

SPAM é uma palavra ou sigla já bem conhecida há algumas décadas. Quem não costuma lidar, diariamente, com as tão famosas e irritantes mensagens indesejadas que poluem nossas caixas de entrada de e-mails diariamente?

Mas aqui nós veremos um pouco mais a respeito do spam, seu significado, suas origens e, principalmente, seus perigos e as formas de evitá-los.

O que é uma mensagem de SPAM?

O spam é tipicamente uma mensagem indesejada, enviada sem a sua autorização e por pessoas ou endereços que não fazem parte da sua lista de contatos, normalmente enviadas para te convencer a realizar determinada ação, como uma compra ou mesmo uma visita à uma página.

Nem toda propaganda é spam. Por exemplo, se ao efetuar uma compra ou acessar um site você marcar algum tipo de opção autorizando contatos, ou assinou algum tipo de lista de discussão, as mensagens desses locais não são consideradas spam, pois foram solicitadas, desde que tais mensagens se refiram aos assuntos autorizados previamente.

Embora o e-mail seja o canal mais conhecido e frequente por onde recebemos mensagens de spam, são também utilizados outros meios, como através de aplicativos de mensagens como o Whatsapp e mensagens via redes sociais, entre outros.

SPAM: Origem e significado

O primeiro envio não solicitado de e-mails em massa que se tem registrado data do ano de 1978. Sim, ainda não havia a internet como conhecemos hoje, mas foi utilizando a rede de computadores Arpanet que Gary Thuerk enviou o que ficou conhecido, décadas depois, como a primeira mensagem de spam.

No envio, havia o anúncio de um novo sistema da empresa para a qual Gary trabalhava, que mais tarde foi comprada pela Compaq. Estima-se que as 400 mensagens enviadas tenham impulsionado vendas no valor de 13 milhões de dólares. Mas, apesar do sucesso, Gary também passou a receber reclamações pelas mensagens não solicitadas e acabou se tornando conhecido como o Pai do spam.

A origem do nome é controversa, mas existem duas principais teorias. Uma delas seria a mais técnica: SPAM seria a sigla para “Sending and Posting Advertiement in Mass”, ou “Enviando e Postando Propaganda em Massa”.

A outra é um pouco mais interessante. Viria de um quadro do grupo humorístico Monty Python, onde um restaurante tentava empurrar à dois clientes um produto específico: A carne enlatada de nome SPAM (Spiced Ham), que existe até hoje.

O impulso de Gary Thuerk em 1978, em busca de maiores vendas, transformou-se ao longo do tempo em um problema real. Hoje estima-se (segundo o site SpamLaws), que 250 Bilhões de e-mails são enviados diariamente ao redor do mundo. Desse número, cerca de 110 Bilhões deles são mensagens de spam, ou seja, 45% dos e-mails enviados no mundo.

Quais são os riscos do spam e como evitá-los?

Propagandas, correntes, fake news, tentativas de estelionato e envio de vírus são alguns dos conteúdos que circulam através de spam. Alguns deles são apenas inconvenientes, mas outros podem colocar o seu computador e suas informações em risco, já que podem conter tentativas de phishing ou ataques de ransomware.

Alguns dos prejuízos que o spam pode acarretar:

  • Perda de tempo, paciência e produtividade
  • Gastos com tráfego de dados
  • Perda de mensagens importantes
  • Danos ao sistema através de vírus
  • Perda de dados importantes
  • Prejuízos financeiros através de golpes

 

Como evitar prejuízos com spam?

É bastante improvável que, um dia, o spam seja extinto. Mas você pode tomar alguns cuidados para evitar prejuízos e minimizar os seus inconvenientes, como listamos a seguir:

  • Não divulgue seu e-mail publicamente.
  • Evite cadastrar o seu e-mail em sites.
  • Não abra e-mails sem ter certeza de sua procedência.
  • Classifique seus contatos como endereços confiáveis.
  • Denuncie ou classifique toda mensagem de spam recebida.
  • Não abra e-mails com ofertas “milagrosas”.
  • Não abra e-mails com título vago ou confuso.
  • Não abra e-mails com título sensacionalista.
  • Cheque sempre o remetente dos e-mails.
  • Não clique em links para se descadastrar de uma lista.

Conheça também a solução de e-mail corporativo da Dotfile.

Experimente uma caixa de entrada livre de spam, para que a sua equipe esteja sempre focada nas mensagens que realmente interessam.

Entre em contato pelo botão abaixo e confira!

 
 

Artigos Relacionados