União Europeia: Independência digital com Nextcloud
Veremos, neste artigo, como a União Europeia está trabalhando por sua independência digital através do uso do Nextcloud. Por que os governos europeus querem abandonar as plataformas em nuvem estrangeiras e qual a solução que vem sendo adotada?
Uma ameaça à soberania digital
Governos europeus vêm encarando um desafio, que é a sua dependência das empresas estrangeiras no controle de seus dados, mais especificamente das empresas dos EUA. Em órgãos relacionados ao governo, utilizar plataformas e sistemas de arquivos em nuvem que estejam hospedados em outros países, tem sido tratado como uma verdadeira ameaça à soberania desses países europeus.
Afinal, dados confidenciais, incluindo dados sensíveis relacionados a cada cidadão, estariam sobre regras e políticas do setor privado internacional. Apesar de tais empresas, como Amazon, Google e Microsoft serem consideradas confiáveis no que se refere ao trato dos dados de seus clientes, não estão imunes a eventos que possam comprometer a segurança desses dados. Governos precisam ter esse controle para si próprios.
Além do mais, há uma discussão a respeito de que os serviços em nuvem dos EUA não seriam compatíveis com a GDPR, a regulamentação europeia sobre privacidade e proteção de dados. Nos EUA, não existe uma lei única, que seja abrangente o suficiente para regular todos os tipos de empresas e de dados, mas algumas leis específicas para cada caso.
A solução encontrada por países como França, Alemanha, Holanda, Suécia e Suíça, em primeiro lugar, é desenvolver o seu próprio sistema de armazenamento em nuvem para uso governamental. Uma plataforma que seja compatível com as mais utilizadas atualmente, mas que ao mesmo tempo seja “digitalmente soberana”, ou seja, totalmente controlada pelos próprios governos.
Independência digital e Nextcloud
Órgãos governamentais de alguns países europeus já começaram a desenvolver soluções em nuvem baseadas no Nextcloud, enquanto outros países do continente avançam no mesmo tipo de discussão.
A principal diferença entre utilizar um sistema próprio, criado a partir do Nextcloud, e sistemas das big techs americanas, é que o controle dos recursos, inclusive os dados armazenados, não ficam sob a responsabilidade de uma empresa estrangeira, mas da própria organização, da forma como ela desejar. Seu código open source permite controlar todo tipo de configuração, sem depender de terceiros.
Versão rival do Office da Microsoft
Alguns dizem que estariam desenvolvendo uma versão rival do Microsoft Office, mas não é bem assim. A utilização do Nextcloud para governos não visa a comercialização, ou a sua utilização por parte do público.
Por outro lado, deve haver recursos compatíveis com aqueles oferecidos pelas principais plataforma em nuvem como Google, Microsoft e Amazon, incluindo recursos do próprio Office. E isso o Nextcloud oferece.
Mais sobre o Nextcloud
O Nextcloud não é apenas uma solução mais segura para governos ao redor do mundo. Empresas de todo porte também podem se beneficiar das características que tornaram o Nextcloud a solução para a independência digital das organizações governamentais europeias.
É uma plataforma colaborativa em nuvem, que pode ser aplicada e utilizada de forma individual para cada tipo de organização, com os recursos e o nível de segurança que cada uma delas deseja ou precise.
Criar, organizar, editar, armazenar e compartilhar arquivos, agendas, tarefas, grupos de trabalho, chat corporativo, níveis de usuários, backup e restauração de onde estiver, segurança de ponta, são alguns dos recursos da plataforma, que entrega tudo que seus concorrentes proprietários entregam e um pouco mais.
A Dotfile pode ajudar a sua empresa a migrar de forma rápida e segura para o Nextcloud, além de ajudar a entender aquilo que ela mais precisa, entregando um sistema em nuvem personalizado para o melhor rendimento de suas equipes e da sua empresa como um todo.
Contate-nos para que possamos diagnosticar a sua demanda.